segunda-feira, 27 de junho de 2011

Livro infantil Melissa é lançado em Taubaté e Gonçalves

A professora Stefânia Andrade realiza mais dois lançamentos do livro infantil Melissa, de sua autoria, nos dias 30 de junho (10h30) e 7 de julho (13h30). Os lançamentos acontecerão, respectivamente, em Taubaté, durante a Feira de Literatura Infantil de Taubaté (FLIT), e em Gonçalves (MG), no 2º Fest Inverno da cidade. Nos dois eventos a escritora e sua obra ocupam lugar de destaque na programação.

Até agora a obra já foi lançada em diferentes locais e em todos eles a receptividade foi muito boa. “Estou muito feliz com o retorno que venho recebendo das crianças e dos pais sobre a obra. Além do blog, que já possui mais de três mil visualizações e recados carinhosos, nas escolas as crianças vêm me parando para dizer que adoraram o livro, que a Melissa é linda, que querem ler logo outros livros dela”, confidencia Stefânia.

O livro Melissa já pode ser considerado um destaque da literatura infantil joseense. Antes mesmo de completar um mês da data do primeiro lançamento, em 28 de maio, durante o Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier, os mil exemplares da primeira edição já foram praticamente esgotados.

No último dia 22 de junho Stefânia Andrade assinou um novo contrato com a JAC Editora, de São José dos Campos, para impressão da segunda edição do livro. “Os resultados superaram minhas expectativas”, afirma a escritora. Boa parte da primeira edição foi vendida para a prefeitura de Gonçalves e o restante durante os lançamentos já realizados.

“Estou fechando a segunda edição da obra e já venho amadurecendo o próximo livro da coleção da Melissa, que deve ser ilustrada no final do ano e lançada no início de 2012. As crianças e também os adultos têm dado muitas sugestões para os próximos livros da Melissa. Algumas vou incluir no segundo livro. Outras ficarão para as sequências”, revela Stefânia.

Serviço: Feira de Literatura Infantil de Taubaté (FLIT)'Bate-papo com a escritora Stefânia Andrade'. Dia 30/06, às 10h. Avenida Alegria do Povo, Centro. Taubaté/SP.
 2º Fest Inverno de Gonçalves. Dia 02/07, às 13h30. Clube Recreativo. Gonçalves/MG.

Texto: Jornalista Avelino Israel

'Melissa' já vai para segunda edição

Cristovão Cursino e eu assinando o novo contrato
Felizmente, meu primeiro estoque de mil livros está praticamente esgotado... por isso no dia 22 de junho assinei um novo contrato com a JAC Editora para a impressão da segunda edição de 'Melissa'. A novidade dessa edição é que já conterá o endereço do blog. 

Agora é aproveitar o mês de julho para fazer mais contatos, além de participar dos eventos já confirmados em São José, Taubaté e Gonçalves (MG).

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festa Junina na Moppe

Vestida a caráter na Banca da Melissa
No sábado, dia 18/6, aconteceu a grande Festa Junina da Escola Moppe. É claro que a 'Melissa' não podia ficar de fora: montamos uma banca para ela logo na entrada! Foi um dia muito alegre, com a presença de alunos, familiares e amigos. 

Muitos pararam na Banca da Melissa para garantir seu livro e autógrafo, outros para conhecer Felipe Rosa (que veio de São Paulo especialmente para a festa); outros para tirar fotos ou simplesmente conversar. Foi muito bom ver alunos e rever ex-alunos pelos quais tenho muito carinho!


Com a maior parte das pessoas vestidas a caráter podemos dizer que foi um dia de divulgação da obra bem diferente dos outros, um verdadeiro Arraiá
Trio Vilas Boas, Hugo, mamãe, eu e Felipe Rosa
Com alunas queridas
Com a presença fiel da família

Ex- alunas Sabine e Maria
Ex-alunas Malu e Gabriela

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Melissa é notícia na imprensa

O apresentador Carlos Abranches junto com as entrevistadas Márcia Sueni Cintra, Rita Elisa Seda e Stefânia Andrade, no estúdio do programa Vanguarda Comunidade

    Desde seu primeiro lançamento, no dia 28 de maio, o livro infantil Melissa, escrito pela professora Stefânia Andrade e ilustrado pelo designer Felipe Rosa, já foi notícia em diferentes veículos de comunicação, entre eles jornal O Vale, VNews, R3 Notícias, Vanguarda TV e site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo

    No dia 9 de junho Stefânia participou da gravação do programa Vanguarda Comunidade, apresentado pelo jornalista Carlos Abranches. Também participaram da gravação a escritora Rita Elisa Seda e a psicopedagoga Márcia Sueni Cintra. O programa vai ao ar em um dos domingos do mês de julho, às 7 horas.

    Também em junho, no dia 12, o jornal O Vale publicou matéria de página inteira no caderno +Educação, com o título ‘Escritora cativa as crianças’. A reportagem foi escrita pelo jornalista João Pedro Teles que, além de Stefânia, também ouviu quatro alunos de 6 e 7 anos da Escola Moppe, onde ela é professora. Confira a matéria abaixo. 


Texto: Jornalista Avelino Israel

Encontro na escola do Santa Tereza, em Taubaté

Parte dos colegas durante a apresentação
Autografando para colegas e convidados
Esta semana houve o lançamento de 'Melissa' na escola do Santa Tereza, em Taubaté. Foi um evento restrito aos funcionários da escola e poucos convidados, mas preparado com carinho, com direito a apresentação em data show, contação da história, autógrafos e um coquetel preparado pelas colegas da escola.

Foram expostas produções dos alunos dos 1ºs e 2ºs anos sobre a obra, o que ilustrou um pouco do trabalho que pode ser produzido  a partir de "Melissa".

Além dos professores e dos vice-diretores, estavam presentes a supervisora Isabel e a Escola Legislativa, representando a TV Câmara. Estes últimos foram uma surpresa e fizeram várias entrevistas. Foi uma noite muito agradável!

Posando com os vice-diretores Helton e Eber e a supervisora Isabel
Sendo entrevistada pela TV Câmara
Amigas uniformizadas

     

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A cada lançamento, o interesse das crianças traz uma gostosa surpresa

Stefânia conversa com as crianças

A cada lançamento do livro Melissa uma surpresa e uma constante: o interesse das crianças por quererem saber muito mais sobre a história, fazendo perguntas e deduções muitas vezes inusitadas. Como a de um garoto no lançamento ocorrido sábado, dia 11, na Livraria Maxsigma do Shopping Colinas.

“Se você é a mãe da Melissa, então ele é o pai”, disse o garoto naturalmente, sem qualquer constrangimento, apontando Felipe Rosa. A observação foi feita depois que a professora Stefânia Andrade, autora do livro, foi apresentada como a ‘mãe’ da Melissa e chamou o designer Felipe Rosa, como ilustrador da obra. A dedução foi automática e fez todos rirem.

Assim como nos lançamentos já ocorridos – no Festival da Mantiqueira, no Espaço Mário Covas e na Escola Moppe –, Stefânia falou sobre seu primeiro trabalho literário, respondeu às perguntas das crianças e autografou os livros adquiridos. A história dessa vez narrada por Sandra, contadora de histórias da escola Moppe, chamando ainda mais a atenção das crianças.

Outros lançamentos já estão previstos para os dias 30 de junho e 2 de julho. Também desde o dia 11 o livro Melissa está à venda nas duas lojas da Livraria Maxsigma: no Shopping Colinas e no Vale Sul Shopping.







A contadora de histórias da Moppe narra o livro Melissa para as crianças presentes ao lançamento






O ilustrador Felipe Rosa 
autografa livro ao lado de Stefânia 



Texto: Jornalista Avelino Israel

sábado, 11 de junho de 2011

Melissa na Moppe

Espaço Tom lotado para ouvir a história da Melissa
Contando a história com a ajuda de 'Melissa'
O lançamento de Melissa na Moppe foi no dia mais frio do ano, no entanto conseguiu ser bastante calosoro! Apesar da chuva e frio intenso, muitos pais e alunos compareceram para conhecer e prestigiar a chegada de Melissa. Até mesmo ex-alunos da escola, que tiveram aulas comigo compareceram!

Teresinha, diretora da escola, fez a abertura e falou que acha Melissa parecida comigo em sua determinação, criatividade e vontade de aprender. Depois eu me apresentei, chamei a "Melissa" personificada e contei a história. O fabuloso é que os alunos dos 2ºs anos, que haviam realizado uma apreciação prévia da obra, começaram a recitar a história comigo. Então fiz a contação coletiva, eles falavam a última palavra de cada verso. Ficou muito lindo!

Depois abrimos para as perguntas e as crianças nos surpreenderam de novo. Além de perguntarem porque aquela Melissa que estava ali era tão grande para cinco anos, também quiseram saber sobre o programa, o cantor, a comida, o doce, o filme e muitas outras preferências da Melissa. Em seguida passamos o vídeo com fotos dos outros lançamentos e da obra na mídia. Enfim todos se dirigiram para outro espaço onde foram realizados a venda dos livros, um painel interativo para as pessoas escreverem, os autógrafos e o café. Foi uma noite muito especial!

Hora das perguntas
Espaço para as crianças interagirem
Apoio da família

quinta-feira, 9 de junho de 2011

‘Melissa’ é lançado na Escola Moppe e na livraria Maxsigma

Stefânia dá autógrafo no 'Mário Covas'
A professora Stefânia Andrade realiza nesta quinta-feira (9), na Escola Moppe, e no sábado (11), na Livraria Maxsigma (Shopping Colinas), mais dois lançamentos do livro infantil Melissa, de sua autoria. Os dois novos compromissos estão previstos para acontecer às 18h30 e às 15 horas, respectivamente.

O primeiro lançamento de ‘Melissa’ ocorreu durante o Festival da Mantiqueira, no final de maio, no distrito de São Francisco Xavier. O livro infantil foi o mais procurado no Espaço Cassiano Ricardo, montado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, onde também estavam em exposição e venda obras de outros 49 escritores de São José dos Campos.

No dia 4 de junho a autora reuniu parentes e amigos mais próximos, para o segundo lançamento da publicação, ocorrido no Espaço Mário Covas, com a presença de quase 100 pessoas. “Estou muito satisfeita com os resultados obtidos até o momento, pois a receptividade tem sido muito boa, entre crianças e adultos”, afirma Stefânia Andrade.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

Stefânia já começa a pensar na publicação da segunda edição do livro e nas próximas histórias que terá de escrever sobre sua personagem. “Em São Francisco Xavier, as crianças fizeram várias perguntas que se transformaram em sugestões. Perguntaram se Melissa tem namorado, se sabe tocar algum instrumento ou dançar”, conta a escritora.

O livro Melissa surgiu há cerca de três anos, resultado do trabalho com alfabetização realizado por Stefânia. Segundo ela, o livro tem uma proposta pedagógica, pois trabalha a história de vida da Melissa, a construção de sua identidade pessoal, com seus familiares próximos, gostos e dúvidas.

“E esse é um dos eixos propostos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, além de outros embasamentos didáticos pensados com carinho para a obra, como as ilustrações atrativas, as rimas e as letras maiúsculas”, explica a escritora. 

Texto: Jornalista Avelino Israel

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Melissa no Espaço Mário Covas

Falando sobre a obra ao lado de Felipe Rosa e 'Melissa'

O lançamento de Melissa no Espaço Mário Covas foi realizado em um clima aconchegante e acolhedor.  Estavam presentes grandes amigos e queridos familiares, de São José e vindos de outras cidades como São Paulo, Jundiaí, Gonçalves, Araraquara e São Carlos.

Ao lado do Felipe Rosa e da "Melissa" falei um pouco sobre minha trajetória como educadora e escritora, o processo de criação da obra e sua importância pedagógica.

Depois fiz a contação da história, que foi acompanhada por todos que já haviam adquirido a obra na entrada do evento. Em seguida passamos um video, produzido por minha irmã Natália, com fotos do Festival da Mantiqueira e as aparições de Melissa na mídia.

Ao final, autografei os livros, tirei fotos e agradeci a presença de cada um, enquanto era servido um delicioso café. 

Muitas pessoas fizeram questão de pegar o autógrafo do ilustrador
Até a 'Melissa' autografou !
Família base da Melissa: minha irmã, marido, eu, mamãe e papai
Vista geral do evento

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Melissa tem novo lançamento dia 4 de junho no Espaço Mário Covas

Stefânia autografa livro
Após o sucesso no Festival da Mantiqueira, o livro infantil Melissa tem um segundo lançamento previsto para o dia 4 de junho, às 16 horas, no Espaço Mário Covas, gentilmente cedido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). A expectativa da autora da obra, a professora e escritora Stefânia Andrade, é que neste segundo lançamento haja a mesma repercussão.

Durante o Festival da Mantiqueira, no distrito de São Francisco Xavier, o livro Melissa foi o mais procurado pelo público no estande montado pela FCCR, onde obras de outros 49 autores disputavam a atenção dos amantes da literatura. 

“Foi muito gratificante ver o interesse e a aceitação das pessoas pelo meu primeiro trabalho. A interação com as crianças, principalmente, não poderia ter sido melhor”, afirma Stefânia.

O Espaço Mário Covas fica na Praça Afonso Pena, 29, Centro (antigo prédio da Câmara Municipal).

Texto: Jornalista Avelino Israel